Considerando o cenário de recessão econômica, ser empreendedor pode parecer um caminho bastante arriscado.
Mas, enquanto alguns fecham as portas devido às dificuldades, outros começam novos negócios enxergando oportunidades no mercado atual.
É bem verdade que a crise traz muitos desafios, mas é tudo uma questão de identificar as novas demandas dos consumidores e os modelos de negócio que funcionam nessa situação.
Basta ver que 69% dos pequenos negócios estão vendendo online, segundo a 10ª edição do levantamento “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios”, publicado em março de 2021 pelo Sebrae.
E o empreendedorismo segue crescendo na pandemia: foram abertas mais de 3,3 milhões de empresas em 2020, um recorde histórico, que segundo o boletim do 3º Quadrimestre de 2020 do Mapa de empresas, mostrou um aumento de 6% em relação a 2019.
Então, é claro que pode ser um bom momento de abrir uma empresa, desde que você tenha visão para escolher o segmento certo e o tipo de negócio mais promissor.
Deixaremos algumas dicas para você que pensa em empreender nesse momento:
- Entenda as novas necessidades do consumidor
- Acompanhe os indicadores econômicos
- Capriche no planejamento
- Os três Rs: rotina, relaxar, reiniciar
- Seja um solucionador de problemas
- Tenha um mentor e um network de negócios
- Seja transparente sobre os desafios
- Não pare de se mover
- Mantenha a calma, mesmo no caos
- Desenvolva sua rede de contatos
Antes de conferir as tendências do empreendedorismo na pandemia, é importante saber quais desafios deverá superar nesse novo cenário.
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É especialista em Administração, Negócios e Marketing, mestre em Engenharia e graduado em Engenharia de Produção.
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