Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital: Saiba como obter!

Compartilhe

Tags

Liberação em até 3 hora

Precisando de um Alívio em suas Contas?

Faça um Empréstimo na Conta de Luz!

Precisando de Dinheiro Rápido?

Antecipe o seu FGTS!

Quer receber novidades sobre finanças?

Precisando de Dinheiro Rápido?

Fale Conosco no WhatsApp

Saiba o que é e como funciona a Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital existente desde 2017! Confira a seguir.

O aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital existe desde 2017, contudo ele não substituía o documento físico. Isso ocorreu a partir de 2019, quando a versão digital passou a ser equivalente a carteira em papel.

Ela veio para modernizar e facilitar o acesso às informações da vida do trabalhador. Em primeiro lugar, com o documento digital, com apenas um clique, todas as experiências profissionais estarão disponíveis para o empregado e o empregador. Por isso, auxilia já que é menos tempo médio de atendimento e mais agilidade no acesso aos dados.

O serviço está disponível para qualquer pessoa inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e pode ser obtida:

  • Celular: É só baixar o app Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.
  • Computador: Acessando o portal gov.br, e busque por Carteira de Trabalho Digital. 

Ainda é possível obter a Carteira em papel, mas apenas trabalhadores de órgãos públicos e de organismos internacionais necessitam dela.

Se você já tinha a CTPS em papel, deve guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira Digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos (dos anos oitenta, por exemplo), é importante nesses casos conservar o documento original.

O que muda é que, daqui para frente, para todos os seus dados estão guardados eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pela internet.. Como por exemplo: contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário etc.).

Em caso de quaisquer dúvidas, é só ligar para o telefone 158.

Felipe Martins
Compartilhe