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O Open Banking ou Sistema Financeiro Aberto é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para você, consumidor.

Open Banking (ou Sistema Financeiro Aberto) é um sistema de compartilhamento de dados financeiros de forma padronizada. Em uma única plataforma integrada e segura, as diferentes instituições financeiras têm acesso a dados de clientes para oferecer produtos e serviços personalizados e mais vantajosos para cada caso.

A ideia é criar produtos e serviços sob medida e com preços mais atrativos para a necessidade do cliente, com base nos dados de consumo, renda e transações financeiras.

O cliente terá acesso a quais consentimentos estão válidos, para quais instituições compartilhou os dados e quais informações, de fato, foram enviados pela instituição financeira.

As financeiras participantes vão disponibilizar por meio de canis digitais, um ambiente para que a pessoa tenha controle das permissões.

Exemplos de consultas que poderão ser realizadas:

  • As instituições participantes;
  • Os dados e serviços;
  • O período de validade da autorização;
  • A data de requisição;
  • A finalidade do compartilhamento 

Lembrando que será possível revogar o consentimento se o cliente assim desejar, a qualquer momento e pela internet.

Quanto a segurança dos dados, o Banco Central informa que a segurança de compartilhamento e a qualidade dos dados é de responsabilidade das instituições financeiras. As regras, portanto, são as mesmas do sigilo bancário.

Com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Banco Central exige que os dados e seu tratamento deve estar limitado unicamente às finalidades determinadas e consentidas pelos clientes.

Felipe Martins
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